31 de jul. de 2009

Cultura de alimentos vivos

Faz algum tempo eu li em alguns sites sobre aquarismo a importância de oferecer aos peixes uma alimentação variada e se possivel conter algum alimento vivo. Afim de melhorar a condição de vida do peixe, melhorando assim sua aparência e aumentando seu tempo de vida.
Após uma leitura bem longa e muito estudo, resolvi me arriscar e comprei meus primeiros inóculos, de microvermes, besouro do amendoim, equitreias, e vermes do vinagre, mas infelizmente de todos eles somente com o de besouro do amendoim eu fui bem sucedido, tudo isso por causa de instruções erradas dadas pelos vendedores. E como aquarista que é aquarista é como o brasileiro, não desiste nunca, eu reolvi tentar novamente, adquiri um inóculo de microvermes que no inicio me preocupou, pois fiz tudo certo, mas ela não dava sinal algum de "vida", resolvi então esperar, e pronto ! a cultura havia se desenvolvido, se desenvolveu tão bem que hoje já tenho duas vasilias, e elas estão maturando muito bem.
Alguns dias atrás eu procurava por contatos aquaristas no orkut e descobri um camarada que vendia a cultura completa de equitréias, e resolvi arriscar e comprar uma, depois que ela chegou tirei algumas duvidas com ele, e após uns dois dias eu resolvi arriscar para uma segunda cultura e arrumei outro isopor pequeno e carvão ativado, colhi algumas equitreias da cultura inicial e coloquei no novo recipiente conforme o que eu havia estudado, e tudo deu certo ! hoje já possuo duas culturas também de equitréias.
sendo assim resolvi postar meu método de criação e as adaptações que fiz no que eu li na internet.
( Todas as fotos exibidas são das minhas culturas )


Cultura de Besouro do amendoim:



Cultura estremamente simples de sustentar, você vai precisar de :


  • 01 vasilha plástica ( dessas de 1,99 - de tamanho medio, menor um pouco que uma caixa de sapatos)
  • Farelo de trigo ( comprado em casas de produtos nordestinos sai mais barato, cerca de 500gr dá e sobra )
  • Amendoim cru ( eu alimento também com ração pra cachorro umidecida )
  • Batata cru cortada em rodelas ( colocar somente quando vc ver movimento dentro do farelo de trigo )
  • Inóculo da cultura
Na vasilha despeje o farelo de trigo até formar uma camada de uns 03 a 05 cm e sobre ela
despeje alguns amendoins, somente o suficiente para cobrir o farelo, mas deixe algum espaço vazio sobre o farelo. Insira o inóculo adquirido, espere alguns dias pois elas demoram um pouco a inicar sua reprodução.
Manutenção da cultura: Abra a vasilha uma vez por dia e assim que visualizar moviment sob o farelo de trigo coloque algumas rodelas de batata sobre o farelo ( para fornecer umidade e alimentar as larvas e pupas que apreciam muito as batatas ). Quando o farelo ficar muito sujo despeje o conteudo da vasilha sobre uma folha de jornal e espalhe um pouco, espere 01 ou 02 minutos e movimente o farelo para sua esquerda ou sua direita, vc irá ver que as larvas ficam "grudadas" no jornal, com isto basta junta-las com o dedo ou pincel macio e recolocá-las em outro recipiente novo.
Como Colher : Os peixes só se alimentam das larvas e de acordo com o tamanho dos peixes escolha também as larvas que serão oferecidas, larvas pequenas para peixes pequenos e larvas grandes para peixes grandes. Para colhe-los use uma pinça ou use o método do jornal que descrevi acima, vc pode também levantar a rodela de batata e vai ver que algumas larvas literalmente "vivem" na batata, basta então recolhe-las e oferecer aos peixes.




Cultura de microvermes:


Você vai precisar de :
  • 01 pote plastico transparente pequeno ( desses de 1,99 - de 500ml ja deve bastar )
  • Farinha lactea ( dessas quaquer são boas - 01 caixa basta )
  • Água filtrada ( um copo pequeno )
  • Saco plástico preto pequeno ( o suficiente para embrulhar a vasilha )
  • Inóculo da cultura

No pote coloque um pouco de aveia e despeje agua filtrada até formar um mingau com a consistência de mel, faça uma camada de aproximadamente 03 cm . Em seguida coloque o inóculo da cultura e mexa usando um palito ou colher de sobremesa, tente não sujar as bordas da vasilha durante todo o processo, feche a vasilha e embrulhe com o saco plástico e coloque em um lugar seguro em temperatura ambiente, nem muito frio nem muito quente, ae é so aguardar cerca de um ou dois dias para ver os vermezinhos subindo pela parede do pote.
Voce pode também pingar algumas gotas de vitaminas para aquario ( eu uso o labcon flora ) ou essas vitaminas para pássaros, afim de fortalecer sua cultura.
Manutenção da cultura: Renove sua cultura a cada 20 dias !!! mexa sua cultura a cada 02 dias usando um palito ou colher de sobremesa, com cuidado para não sujar as paredes do pote, e pingar algumas gotas dágua filtrada na cultura, pode-se usar um conta-gotas para isso, afim de mantê-la na consistencia certa.



Cultura de equitréias :


Você vai precisar de :


  • 01 Caixinha de isopor ( não sei bem o tamanho mas a minha e pequena e custou 0,80 )
  • 01 Lamina de vidro ou acrilico ( como uma tampinha de aquario que é colocada sobre a cultura )
  • 100 gr de carvão ativado ( para formar o solo onde as equitreias vao viver )
  • Farinha lactea ( para alimentá-las, porém vc vai usar muito pouco, por isso vc pode usar o que sobrar dos microvermes ou roubar do filhinho da visinha..rsrs )
  • 01 Borrifador de água ( desses para borrifar flores, mas tem de ser novo ! )
  • Inóculo da cultura


Comece triturando um pouco o carvão ativado até ele ficar granulado adquirindo a consistência quase de terra. Borrife agua filtrada sobre o carvão ativado até ele ficar úmido, e é úmido e não enxarcado !!! então basta despejar o inóculo sobre o carvão e colocar a lâmina sobre ele. Seria bom colocar um pouco da farinha lactea, e pode ser seca, no centro da caixa ( use uma colher de sobremesa e coloque 1/3 da colher só !!!) assim elas se aliementam e se proliferam mais rapido.
Manutenção da cultura: Não requer grandes cuidados, apenas o cuidado com predadores ( formigas adoram equitreias ) e cuidado ao borrifar a cultura para não molhar d+ . A alimentação deve ser dada somente quando não houver residuos da ultima vez que vc colocou comida ( a farinha lactea - 1/3 da colher de sobremesa, lembra ??? ). Faça novas culturas sempre que possivel.
Ja vi relatos de alguns criadores que usam terra e até humus como substituto ao carvão ativado, mas eu não recomendo, pois o carvão ativado é livre de bacterias e outros patogenicos que eventualmente podem existir em outros tipos de "solos" ( eu so o carvão ativado da Boyu ).
Por causa do alto teor de gordura das equitreias recomenda-se oferece-las aos peixes apenas uma vez por semana.


Segundo estudiosos e aquaristas mais experientes deve-se oferecer alimentos vivos aos peixes pelo menos uma vez por semana.
Não esquecer que para manipular as culturas é recomendado o minimo de contato direto com a cultura, e sempre lavar as mãos antes do manuseio e após o manuseio de cada cultura em separado, afim de evitar a contaminação das mesmas.Nunca usar sabonete ou sabão de qualquer tipo, lave as mãos somente com água corrente limpa.

29 de jul. de 2009

Criando ampulárias douradas ...

Há algum tempo atrás, ao dar um passeio até a casa da minha sogra , descobri uma loja de aquarismo perdida na Croácia, no bairro de Sepetiba, e lá foi a primeira vez que vi este fantástico invertebrado, a ampulária dourada, achei este animal incrivelmente exótico e comprei dois exemplares, que estavam um pouco maltratados com a carapaça deteriorada devido a falta de cálcio da água. Ao colocá-los no aquário percebi que eles "roubavam a cena", principalmente quando iam "pegar-ar" na superfície usando seu sifão.

Gostei tanto destas criaturas que resolvi criá-las !!! comprei uma caixa plastica de 12 litros, coloquei algumas conchas tratadas para fornecer o cálcio necessário, "despejei" umas amazonenses que sobravam do aqua, comprei mais alguns exemplares e parti na tentativa de reproduzi-los, que diga-se de passagem é um bocado dificil, pois ao contrario da maioria dos caramujos de água doce a ampulária possui dimorfismo sexual, ou seja, existe macho e fêmea, e é quase impossivel diferencia-los!!! (existe uma técnica que mais tarde irei explicar aqui.), após uns dois meses , tive uma feliz surpresa ao chegar do serviço, uma das ampulárias havia deixado um ninho de ovos na lateral do recipiente, exatamente da maneira que eu havia lido em alguns sites, na parte seca da vasilha longe da água.


Após algum estudo, resolvi comprar um aquecedor, pois a temperatura da água variava muito e para favorecer a postura e crescimento dos futuros caramujos seria bom manter atemperatura em torno de 26º C , e após apenas uma ou duas semanas , outra surpresa, já havia outro ninho próximo ao aquecedor !!!
Pronto !!! descobri então que havia acertado .
Hoje o 1º ninho de ovos já eclodiu e já apareceram dezenas de minúsculos caramujos, nem eu imaginava que eram tão pequenos, e por seu tamanho diminuto me impedem de fazer a sifonagem e limpeza da caixa de criação, que tá malcheirosa e com a água super escura !! ( minha esposa ta morrendo de nojo !!! rsrsr ).
Então se vc pretende criar ampulárias meu amigo , vou te contar meu segredo :
1º Compre mais de 02 exemplares pq vc nunca sabe se realmente tem um casal.
2º Use água desclorada e coloque algumas conchas do mar para fornecer cálcio para renovação da carapaças delas.
3º Não encha a caixa de criação até em cima, deixe pelo menos uns 8 cm para elas desovarem.
4º Alimente-as 02 vezes ao dia, eu uso ração para crustáceos e alimento pela manhã e a noite.
5º Use um aquecedor para manter a água em torno dos 26º C
6º Tenha paciência, pois pode demorar um pouco para começarem a se acasalar e a pôr os ovos.

Quando os filhotes nascerem tome muito cuidado, pois são minusculos e muito sensiveis !!!

Caramujos Red-ramshorn

Junto com minha criação de ampulárias eu também crio alguns caramujos red-ramshorn, estes eu crio com interesse financeiro, cada um esta em torno de R$ 5,00 !!! , e por enquanto estou sendo bem sucedido, pois os red-ramshorn são hermafroditas e AMBOS após o acasalamento fazem a postura de sacos de ovos, postura que é feita em qualquer parte da criadeira, nos vidros, em folhas, etc. E já detectei diversos sacos de ovos nas plantas que coloquei na criadeira com esta intenção e até nas paredes da criadeira ( que vcs podem até achar engraçado, mas é um pote de vidro de 1,3 Litros que coloquei dentro da caixa de criação das ampulárias, afim de aproveitar o aquecedor hehehe, fiz um buracos pequenos na tampa e coloquei ele tampado dentro da caixa, para que as ampulárias não entrem no vidro e os red não saiam ). As condições de criação são as mesmas das ampulárias, temperatura em torno dos 26º C , alimentação a base de ração para crustáceos, e agua limpa desclorada que é trocada de tempos em tempos.

28 de jul. de 2009

De volta ao hobby...

A forma como retomei o hobby foi um pouco inusitada, tempos antes de retomar o aquarismo minha esposa fez uma sábia avaliação : "vc está muito estressado, precisa de algo pra distrair sua cabeça...", concordei com ela de imediato, e passaram-se alguns dias e eu ainda procurando com o que "relaxar" um pouco e distrair minha mente, afim de esquecer o stresse do trabalho. Passado mais algum tempo uma amiga da minha esposa, do grupo de senhoras da igreja, presenteou ela com um pequeno aquário, um nano de 13 litros, já equipado com um filtro biológico de fundo ( FBF ), naquele momento, e nem ela sabe disso, eu percebi a oportunidade de retomar algo que me deu muita alegria no passado, e me vi de volta a infância...Só que desta vez melhor informado, graças a internet, e com grana no bolso, não tanta quanto eu gostaria de ter.

Após uma viagem de "quase-férias" a ilha grande, montei finalmente o nano, coloquei algumas pedras, umas plantas naturais ( amazonenses ), foi ai que me interessei pelas plantas naturais e pesquisei mais a fundo, e alguns pequenos peixes, mantive o FBF claro, mas troquei o compressor por uma bomba submersa, pois não suportava o barulho daqueles compressores de ar !!!

E hoje já planejo meu plantado de 90 litros para o mês de agosto ...

Como comprar

Todos os produtos vendidos aqui são de criações minhas


Como comprar : Estou efetuando a venda somente através de ENCOMENDA POR E-MAIL para proaquarismo@gmail.com. Basta informar seu CEP para cálculo de frete, quantidade e produto(s) desejado(s), aguardar o recebimento do e-mail de confirmação do pedido ( que será enviado em até 48 hrs ), no e-mail de confirmação conterá também os dados para pagamento ( depósito bancário através de C/C na Caixa econômica Federal ) e nº de registro do pedido. Após ser detectado o pagamento o produto será remetido em até 48 hrs ou conforme o combinado com o cliente. Não me responsabilizo por atrasos devido a falhas, greves ou outros eventos ocasionados pelos correios, ou dados incorretos para entrega.




Planta natural para aquário - Marsilea quadrifolia (Trevo de 4 folhas)

Marsilea quadrifolia - Trevo de 4 folhas

R$ 3,00 muda

( código: pl03 )


Características: muda com 03-04 hastes com folhas, cultivada em forma 100% emersa e livre de caramujos e outros patogênicos !!!

Ficha técnica :
Nome Popular: Trevo Aquático

Nome Científico: Marsilea quadrifolia
Família: MarsileáceasHabitat: Europa, Ásia e América do Norte
pH: 6.4 a 6.8
GH: 8º dH
Temperatura: 15º a 22ºC
Substrato fértil: Sim
Iluminação: Média
CO²: Sim
Porte: Até 80cm
Posição no aquário: Fundo
Manutenção: Fácil
Reprodução: Basta cortar um pedaço do rizoma com algumasfolhas, e plantar novamenteCaracterísticas: Tem um rizoma com 50 cm até 100 cm decomprimento, coberto de folhas escamosas. As folhas,opostas, estão dispostas em duas fileiras. As folhassão recortadas, com o limbo dividido em quatro partestriangulares. Apresentam uma coloração verde-clara.Ao contrário de outros fetos, que preferem troncos epedras como substrato, está se dá melhor agarrada aareia do fundo mesmo. Tem um desenvolvimentolento, porém regular (continuo).


Iluminação: Fraca = 0.1 a 0.3W/L -- Média = 0.4 a 0.6W/L -- Forte = 0.7 a 0.9W/L -- Intensa = 1W/L +Ficha por: Aureo Gaudencio Filho




Custos de envio sob responsabilidade do comprador

Plantas naturais para aquário - Lemna minor "lentilha d'água"

Lemna minor "lentilha d'água"

(cód: pl01)

R$2,00 porção.

características: saquinho contendo 10 mudas aprox.

Nome Popular: Lentilha d´água
Nome Científico: Lemna minor
Família: Lemnáceas
Habitat: Cosmopolita
pH: 5 a 9
GH: 2 a 25
Temperatura: 10º a 30ºC
Substrato fértil: Não
Iluminação: Forte
CO²: Não
Porte: 1cm
Posição no aquário: Superfície
Manutenção: Fácil
Reprodução: por plantas adventícias
Características: Planta de superfície de folhas planas , verdeclaras com pequenas raízes.De multiplicação rápida , sob luz intensa chega a ser considerada praga. Em lagos , pode ser controlada por Kinguios que a apreciam.
Ficha por: Aureo Gaudencio Filho


Plantas naturais para aquário - Riccia Fluitans

Musgo natural – Riccia Fluitans

R$ 6,00 porção
Porção em carpete 3,5 x 3,5 aprox.
( código: pl02 )

Musgo para decoração em aquários e lagos

Lindo musgo flutuante de rápido crescimento, excelente para abrigos para alevinos e formação de carpetes.

Ficha técnica:

Nome Popular: Riccia
Nome Científico: Riccia fluitans
Família: Ricciáceas
Habitat: Cosmopolita
pH: 5.5 a 7.5
GH: 2 a 12
Temperatura: 10º a 30ºC
Substrato fértil: Não
Iluminação: Forte

CO²: sim
Porte: 2cm
Posição no aquário: Frente / Meio / Fundo
Manutenção: Média
Reprodução: por brotação lateral


Características:
Planta de superfície que vem sendo adaptada como planta carpete.Na forma emersa tem que ser amarrada à superfície em que vai se fixar .Necessita de iluminação forte , bem como de fertilização líquida regular e CO2.Se mal cuidada ou não sofrer podas freqüentes as folhas podem amarelar e morrer.Gosta de água mole e ácida.Descritas 4 variedades : japonesa , européia , tailandesa e de Singapura.

Iluminação: Fraca = 0.1 a 0.3W/L -- Média = 0.4 a 0.6W/L -- Forte = 0.7 a 0.9W/L -- Intensa = 1W/L +
Ficha por: Americo Guazzelli




envio grátis para todo Brasil atráves de carta normal.

caso queira registrar, adicione R$ 3,90 ao valor do produto.

Cultura de alimento vivo - Microvermes

Inóculo de cultura de Microvermes

(código: cult03)

R$5,00 porção.

Microvermes são pequenos nematódeos brancos, de formas cilíndricas, que alcançam no máximo 3mm de comprimento. A manutenção de uma cultura é de fácil manejo, e de custo bem reduzido...

características: startup generoso ( em 02 dias no máximo você já poderá ver os vermes subindo pelas paredes do pote ). Enviada em saquinho com frete grátis por carta normal. Você receberá grátis uma apostila, via e-mail, ensinando o correto manuseio da cultura.

nome científico: Anguillula silusiae dificuldade : média

Você vai precisar de : vasilhas plásticas ( de 1 lt aprox. ) e farinha de aveia. Para colher basta usar um pincel ou palito de picolé.



envio grátis via carta normal para todo brasil.
caso queira registrar adicione R$ 3,90 ao valor do produto.

Cultura de alimento vivo - Besouro do amendoim

Inóculo de cultura - Besouro do amendoim

(código: cult01)

R$8,00 porção.

Na verdade apenas a larva do besouro é que deve ser oferecida aos peixes, que a apreciam muito.Cultura prolífera e de fácil manuseio, requer aeração e cuidados com possíveis predadores (formigas, lagartixas, etc.)

características: startup com aproximadamente 60 unidades entre larvas, pupas, e besouros adultos. Após confirmação do pagamento será enviado uma apostila ilustrada, por e-mail, contendo toda informação necessária para o correto manuseio e colheita das larvas.

nome científico: Palembus dermestoides dificuldade : média

Você vai precisar de : caixas plásticas, amendoim cru e farelo de trigo. A colheita poderá ser feita manualmente.

envio através de PAC ou SEDEX para todo Brasil

27 de jul. de 2009

Cultura de alimentos vivos - Infusórios

Infusórios para alevins

R$ 5,00 a porção
( código: cult02 )

Os infusórios são obtidos por meio da infusão de vegetais secos em água. Consistem de bactérias, protozoários, algas e outros microorganismos que servem de alimentos para os alevinos. Podem ser rotíferos, briozoários, nematóides entre outros. Recomendado especialmente para alevinos de bettas.
Você receberá uma cultura bem forte com infusórios, manipulados com toda a higiene e cuidados, afim de não oferecer riscos a saude de seus alevins.

custos de envio sob responsabilidade do comprador.

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página