21 de ago. de 2009

Passeio de descobertas no final de semana

Mais uma vez tentei organizar os amigos para "pegar" a trilha da cachoeira de mazomba, e mais uma vez ninguem podia ir. Felizmente não me abati e ao contrario da semana anterior e resolvi nao desperdiçar o dia de sol maravilhoso, juntei as "tralhas" e eu e minha esposa fomos à praia.

O domingo realmente estava ótimo, o céu estava limpido e a temperatura estava em tono dos seus 34º. Eu e minha esposa resolvemos seguir para uma praia menor, menos movimentada, e no caminho descobri algumas espécies de plantas aquáticas em uma "canaleta", onde "corria" a água desviada de uma pequena queda d'água. Lá descobri variadas espécies, entre elas: lemna minor, riccia fluitans, e duas outras espécies de plantas que não consegui identificar. Para minha sorte, eu não havia removido todos os sacos plásticos da mochila, havia ainda um saco, e antes que minha esposa reclamasse, recolhi o máximo de espécies possíveis.
Com certeza eu não esperava realizar aquela descoberta, e fiquei muito feliz em ter encontrado aquelas espécies em um ambiente tão diferente do seu meio natural ( pequenos lagos e rios ).
Assim que possível irei retornar ao local afim de recolher mais alguns exemplares, e é claro, procurar com mais calma por outras variedades existentes ali.
Devo ressaltar que a quantidade de plantas recolhidas foi minima, afim de não haver "impacto" no desenvolvimento das plantas e nem de colocar em risco sua existência, motivo também pelo qual eu não revelei a localização das mesmas.

Algumas lemnas minor que vieram "por acidente"

Planta que não consegui identificar

Outra também que não identifquei

Riccia fluitans ( planta que dominava no local )

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página