17 de jan. de 2011

Outros FVM

 Seguem abaixo alguns outros tutoriais FVM muito úteis encontrados por mim durante "navegadas" pela Internet  :


  Aquário - Montagem passo a passo.pdf

  Cilindro de CO2 com extintor de incêndio.pdf

  Deionizador.pdf

  Eclodidora de Artêmias.pdf

  Esterilizador UV.pdf

  Filtro Canister com T de Inspeção.pdf

  Filtro de Plantas.pdf

  Filtro Externo com Divisórias.pdf

  Móvel para aquário - passo a passo.pdf
  

Revista digital : Reefsmagazine - em Inglês !!!

Mais um tesouro gratuito na Internet : revista digital reefs magazine , que é atualizada constantemente e disponibilizada gratuitamente pela internet. o único problema é que se vc for como eu e não dominar muito o Inglês vc acaba "boiando" um pouco !! rsrsrs.
Para baixar basta clicar na matéria desejada ( centro da tela ) , e no final da página ( matéria selecionada ), clique no ícone do adobe PDF.

Link da revista: http://www.reefsmagazine.com/

Chiller FVM

Enquanto eu estudava sobre aquários marinhos, o meu próximo projeto será montar um nano marinho com baixo custo , eu acabei esbarrando neste projeto incrível de chiller, para quem não sabe chiller é um resfriador de água, praticamente um "ar-condicionado" para peixes ...rs. Realizado por um membro do forum aquahobby,  utilizando partes de uma geladeira comum ele simplesmente arrasou !! e o acabemento final ficou impressionante !! 




Confira o projeto do cara :
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=67671

14 de jan. de 2011

Tronco coletado ...simplesmente incrível !!!


Mesmo sendo anti-ético recolher troncos, pedras, etc diretamente da natureza não consegui evitar de trazer da cachoeira do mendanha um incrível tronco de madeira pesada, possivelmente aroeira devido a sua cor avermelhada, ele possui várias "tocas" ( leia-se furos ..rsrs ), acarretados pela correnteza da cachoeira , o memso encontrava-se preso sob um outro tronco em contato direto coma água no leito de um dos córregos da cachoeira. Ao vê-lo sob o tronco maior, corri e tirei ele de dentro d'agua e me surpreendi com a beleza do tronco, e incialmente pensei em deixá-lo ali, mas minha amiga de hobby, Tatiana, disparou o comentário que mudou tudo : "se vc não levar eu levo !", rsrsrs..diante disto ela não me deixou escolha !! hehehehe ... e como eu pretendo desmontar meu aqua plantado de 100 lts e remontá-lo somente com pouquíssimas plantas , afim de deixa-lo apropriado, pelo menos "quebrar-um-galho", para os discus, que estavam sem espaço, até que eu tenha espaço e grana para montar um aqua maior somente para os discus e torná-los peixes felizes...rsrsrs

Mais algumas fotos do tronco :










12 de jan. de 2011

Estranho peixe com cabeça transparente !!!

"Com uma cabeça na forma de um cockpit de um avião de caça, o peixe do Pacífico Macropinna microstoma se mostra sensível, com seus olhos cilíndricos e verdes. O peixe, Macropinna Microstoma, descoberto nas profundezas da Costa Central da Califórnia pelo Instituto de Pesquisas do Aquário da Baía de Monterey (MBARI), é o primeiro da espécie, que tem cabeça transparente, encontrado vivo.
O animal, de 15 centímetros, é conhecido desde 1939. No entanto, apenas peixes desta espécie mortos haviam sido vistos pelo homem." - O Globo online - publicada em 09/08/2009.
Encontrei também este vídeo de uma instituição de pesquisas, onde tentavam através de uma armadilha capturar um destes espécimes vivos para estudos :

10 de jan. de 2011

Reserva do Mendanha - Campo Grande - RJ

Neste final de semana, domingo 09/01/11, refiz a trilha para a reserva do Mendanha, acompanhado por meu primo Wallace e colega de aquarismo Tatiana, onde percorremos a trilha até um ponto além do já alcançado por mim anteriormente com outros grupos. Como sempre fiquei impressionado com a beleza e resplendor da natureza e o capricho de Deus ao criar algo tão belo. Em todos os trechos percorridos tentei ficar atento a todos os detalhes das belezas naturais apresentadas, que saltavam uma a uma em frente aos meus olhos em cada curva, cada árvore, cada tronco caído, entre outros. Mesmo assim tenho a certeza de que não consegui registrar, nem com fotos, nem com meus olhos, todos os pequeninos detalhes da reserva. 

Como sempre , aqui vão algumas fotos :
















4 de jan. de 2011

Papai Noel entrega presente de natal...para tubarões ?!?!?!

Dia 18/12/2010, um Papai Noel meio doidão mergulhou no Aquário do São Francisco, no zoológico de Belo Horizonte, considerado o maior aquário de água doce do Brasil, que tem por objetivo a preservação de mais de 1200 espécies em 22 tanques, o local ainda possui uma exposição que retrata a vida e cultura na bacia do Rio São Francisco. O Papai Noel malucão queria transmitir uma mensagem de preservação do meio ambiente ! achei a idéia meio ridícula..rs, sou mais dele explodir alguns baleeiros japoneses ..hsuahsuhsuhsuah. Mas vamos respeitar o cara, afinal mergulhar com aquela roupa e carregando o saco de presentes não deve ter sido fácil !! hasuhaushaush...
E para piorar descobri que isso foi feito ao redor do mundo !! outros malucos..quero dizer , ativistas, hehe... fizeram o memso em outros aquários pelo mundo , Japão, EUA, etc.
O que nos prova que muitos malucos...quero dizer ativistas, hehe... soltos por aew !!! hauhsua
Esse aew é o papai noel do tanque de Tóquio e o lá de cima é o de Bangcoc

Mas para mim o campeão foi o malucão da Austrália , o Noel simplesmente armou sua árvore de natal na praia e com o corpo pintado e com equipamento de mergulho chamou a atenção por lá ! e o pior foram as meninas com chifrinhos de rena na água !!!! aaahhhhhhhh......ahsauhsuaHSUHUSAHUSHUShuhuhuhuhuhuh...



3 de jan. de 2011

Limpeza do Aquário...que saco...

Esse negócio de realizar manutenção do aqua é uma parada dificil, é TPA pra cá , é troca de material filtrante pra lá, é preparação de água pra cá , etc, etc, etc... Tudo isso cansa, toma tempo, e irrita às vezes, pois acabo molhando boa parte do chão da sala em frente ao aqua ( tenta realizar TPA com minha esposa falando : "depois enxuga aqui, limpa ali,arruma essa bagunça..." ). Fora o stresse dos peixes ! Discus são um saco ! se assustam com tudo !!! e meu aqua é pequeno pros peixes ! cerca de 100 litros, o que é altamente não recomendado pros discus ( para tê-los o recomendado é um aqua de pelo menos 200 litros ! ), e pra piorar meu aqua é plantado !!! densamente plantado !!! ( fazer o quê !? eu era apaixonado por plantas antes de gostar de discus ) e acabei "viajando na maionese" e comprei os discus por olho grande, hoje me arrependo um pouco !!! penso às vezes em vendê-los e voltar a comprar discus quando tiver um aqua maior !!
Tenho visto na net diversos projetos de aqua auto-limpante, ou automatizado. No primeiro caso eu havia lido a matéria no site plantasdeaquario.com, onde o dr.Max sugere a montagem de um aqua auto-limpante utilizando-se de fauna e flora adequados para um equilíbrio biológico perfeito, ou seja, seria inserido no aqua animais do tipo que trabalham como equipe de limpeza ( ampularias, neritinas, ostras, camarões filtrantes, daphinias, etc ) e plantas que fossem grandes consumidoras de nutrientes ( tais como : elodeas, cabombas, etc ), com isso o objetivo seria de um aqua que não se precisasse limpar , talvez realizar apenas trocas de agua para corrigir parâmetros da agua. Em um fórum , o qual não me recordo, um camarada projetou, implantou e testou um aqua controlado por computador, onde eram realizadas TPA's automaticas , alimetação dos peixes, etc. Tudo isso só foi possível porque o cara era formado em mecatrônica !! e como eu não sou nenhum gênio, prefiro deixar isso para lá. ...
Enquanto isso ainda for um sonho vou ficando com meus baldes com água, panos, esponja pra limpeza, e muita, muita paciência !

Animais Marinhos Bizarros...

Há algum tempo atrás recebi um e-mail de um blog, que agora não lembro o nome, com um post sobre coisas estranhas, particularmente fenômenos biológicos e bizarrices, entre eles o que mais chamou minha atenção foi uma matéria sobre animais estranhos, moluscos gigantes, um peixe esquisito que se parecia com massa de modelar derretida ( esse ae ao lado , de nome BLOBFISH, ou peixe bolha no bom português ), entre outros !! e desde aquela época fiquei com vontade de fazer um post a respeito do assunto, porem mais focado em animais marinhos. E após tanto tempo resolvi concretizar este post, e destaquei aqui alguns dos animais que encontrei em um blog na Internet ( créditos: http://www.mundogump.com.br/peixes-bizarros-de-altas-profundidades/ ) mesmo sabendo que existem muitos outros animais marinhos estranhos que é claro futuramente irão me ajudar a dar continuidade no tópico..
E com vocês , os animais mais estranhos do mundo :

Peixe bolha – Eu falei dele no post dos animais mais bizarros do planeta. Ele é uma espécie de gelatina em forma de peixe. Sua densidade corporal equivale a da água. Assim ele fica só flanando pelo mar ao sabor das correntes abissais. Para justificar seu – literal – mole, ele tem este bocão imenso, já que não tem como correr atrás das presas..


Anglerfish - Um peixe feio. Muito feio.


Peixe dragão - Ele usa este barbilhão muscular que fica remexendo como se fosse um verme. O barbilhão emite quimioluminiscência, e os peixinhos otários vem comer a minhoquinha que tá ali, acesa no meio da escuridão, dando o maior mole… E então quando vêem, já estão nadando no aquário do São Pedro.


Peixe-caixão – Ele é bem comum em águas profundas de todo o mundo. Quando sente-se ameaçado, engole água e vira uma bola. Um recurso comum nos baiacus.


Peixe sol (ou lua) – Este é considerado um dos maiores peixes do oceano. Seu peso pode passar de uma tonelada. Sua forma é uma das mais bizarras. Ele é pacífico e muito curioso.


Lula Gigante  – A lula gigante é um animal cujo nome já é uma bela descrição. Até recentemente os oceanógrafos questionavam-se se a lula gigante seria uma presa ou um predador das baleias cachalote. Recentemente descobriu-se que as lulas gigantes são presas até uma idade. A partir de determinado tamanho elas são predadoras. Isso significa que elas comem baleias. Esta aí da foto é um filhote.


O pepino do mar – Um animal bizarro. Não é peixe, nem crustáceo nem molusco e sim um equinodermata, como as estrelas do mar e o ouriço. Criatura bizarra que ganhou a entrada grátis nesse post por isso. Junto com os outros, moluscos como as lulas e o polvo.


Polvo dos anéis azuis. Bonito e pequeno, do tamanho de uma bola de golfe, esconde um dos mais mortais e poderosos venenos conhecidos. Detalhe: Não há antídoto.


Peixe Grenadier - Tem uma cabeça enorme, mas logo após a cabeça, o corpo é pequeno e termina numa comprida cauda serpentiforme. Um peixe estranho. E também, por que não dizer, feiobragaraio!


Polvo de brilho – Estranho… Muito estranho.


Lula vampiro - Nossa. Esse bicho é de matar de medo. Imagina você mergulhando naquela escuridão. Vira a lanterna para trás e a última coisa que vê é isso aí se aproximando de você…


Tubarão Goblin – Mais um raro ( e tenebroso) tubarão das profundezas.


Peixe ogre – Um belo dum bicho feio. Se precisar de monstro, está aí a melhor escolha. O peixe ogre tem esta aparência feroz.Uma cabeça de ossatura grosseira e belos olhos de psicopata.



Oarfish - Você acha que já viu os mais bizarros do oceano? Então olha bem pra isso aqui. Nem parece um peixe. O Oarfish é um treco compridão em forma de lâmina. Ele pode alcançar tamanhos inacreditáveis. O bizarro dele é que ele nada verticalmente.


Quimeras ou tubarão fantasma.
Este estranho animal é um peixe cartilaginoso que está entre o tubarão e a arraia. Ele tem este estranho nariz protuberante com o qual vasculha o fundo gosmento do oceano em busca de sua preza. O nariz é cheio de terminações que detectam os mais frágeis impulsos elétricos. É como se o animal tivesse um detector de metais no nariz. Ele também tem este espinho venenoso na nadadeira dorsal.



Peixe víbora
Um nome apropriado para esta coisinha que ficaria bem num aquário do capeta. Os dentões e o maxilar inferior prognato são para conseguir morder a presa na escuridão.


Polvo dumbo – Também já falei deste no post das criaturas bizarras. Ele ganhou este nome graças as orelhinhas que tem na cabeça. ( parece um pokemon...rsrs )


Lula Dana - Esta lula enorme habita as fossas abissais e usa um truque curioso para desorientar suas presas. Ela bate um flash como o de uma máquina fotográfica. Na escuridão completa, um flash funciona como aquelas bombas usadas pelo FBI para invadir cativeiros. As presas ficam boladas tentando entender o que aconteceu. Aí a lula vai lá e… Nhac!



Peixe mão – Ele anda. Isso mesmo, anda pelo fundo do mar. Parece um lagarto andando pelo fundo.


Prikly Shark – Tubarão de barbatana dupla



Stargazer – Peixe com nome de seriado de Tv! E deve ser de terror a julgar pelas características desse bicho. Ele tem olhos na cabeça. Atrás das guelras e na nadadeira dorsal tem espinhos venenosos,não obstante, ele ainda dá choque. Olha só o visual do infeliz.

Em breve estarei complementando este post, pois como já disse antes  : existem muitas outras criaturas marinhas bizzarras a serem exibidas aqui ! fuuiiiizzzz 

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página