21 de ago. de 2011

Doenças em Peixes - livro para download

Mais uma vez eu vasculhando na internet descobri algo interessante que não poderia deixar de divulgar aqui. Desta vez foi este livro ilustrado disponibilizado no site www.amordepeixe.com.br . Este livro exibe os diferentes tipos de doenças com seu diagnóstico e tratamento, sendo assim na minha opinião uma aquisição obrigatória para a biblioteca de qualquer aquarista.
Para baixá-lo ou acessá-lo online
 Clique aqui

20 de ago. de 2011


2º EXPOAQUA/AQUORIO/UNISUAM/CRBio

(( segue carta-convite para o evento : ))
A AQUORIO e a UNISUAM, em parceria com o CRBio estarão realizando, na semana de 12 a 16 de setembro, a segunda EXPOAQUA.
Trata-se de uma exposição de peixes ornamentais, aquários e terrários, com um ciclo de palestras, relacionadas à atividade de criação de peixes ornamentais, que serão ministradas por profissionais devidamente habilitados.
O evento em questão – que faz parte das comemorações da semana da Biologia - tem como principal objetivo, propiciar a interação entre os universitários, cientistas, produtores, hobistas, lojistas e demais pessoas envolvidas com a atividade de aqüicultura ornamental.

OBS. ABERTA AO PÚBLICO E GRATUITA - LEVE SUA FAMÍLIA !

A seguir o ciclo de palestras:

“POSSE RESPONSÁVEL DE PEQUENOS ANIMAIS " – DR. FRANCISCO VILARDO - SEG/12/09 - 09h00m ÀS 11h: 00m;

"A QUALIDADE E O REUSO DA ÁGUA NA PISCICULTURA" – DRA. SILVIA MELO – SEG/12/09 – 17h: 00m ÀS 19h: 00m;

"KILIFISHES: OS PEIXES DAS NUVENS" – DR. REINALDO SANTANA – TER/13/09 – 09h: 00m ÀS 11h: 00m;

"AQUICULTURA ORNAMENTAL – UMA OPÇÃO SAUDÁVEL PARA OS BIÓLOGOS" – PROF. WILSON VIANNA – QUA/14/09 – 09h: 00m ÀS 11h: 00m;

"CAVALOS MARINHOS E PEIXES CACHIMBO" – MSC- ANTONIO CARLOS PALERMO CHAVES – QUA/14/09 -17h: 00m ÀS 19h: 00m e

"PEIXES ORNAMENTAIS - COMO MODELO BIOLÓGICO" – DR. MANUEL VASQUEZ – SEX/16/09- 17h: 00m ÀS 19h: 00m.

LOCAL: UNISUAM - AV. PARIS, 72 - Bonsucesso-RJ/RJ

Att

Edmar Schnabl
Sub-gestor / Consultor
CEA-Centro de Estudos de Aquariofilia
SITE:www.cea-br.org

17 de ago. de 2011

Livro para download: Aquarium Plant Paradise- Takashi Amano

Apesar de um pouco antigo este livro trata sobre aquapaisagismo  e foi escrito por ninguém menos que o mestre Takashi Amano o "pai" do aquapaisagismo , tendo através de anos aprimorado sua técnica para elaboração e montagem de aquários plantados.

Clique aqui para baixar... clique em download regular, aguarde o término da contagem regressiva, preencha os caracteres de verificação e confirme.





15 de ago. de 2011

Guia de peixes ornamentais brasileiros - espécies marinhas


Guia de peixes ornamentais brasileiros. Neste guia encontram-se todas as espécies marinhas existentes em águas brasileiras, bem como a lista de espécies ameaçadas de extinção.

Downloads :



Excelente material produzido pelo Ibama ! bem ilustrado e de linguagem bem acessível. Já baixei e recomendo a todos.
Material disponibilizado no site : 

Parabéns ao Aquarismo Ornamental por esta pérola.

14 de ago. de 2011

Progresso com os Discos...

Finalmente sucesso ! após devorarem diversas desovas, e outras fungarem por completo, mesmo com TPA's constantes, e comerem os filhotes da desova toda, uma ninhada chega até o final !!! e quantos filhotes !!! ainda estão pequenos mas em breve já vou conseguir fazer uma "seleção" verificando se não há filhotes "defeituosos" a serem descartados.
Deixei que o casal cuidasse dos filhotes até 30 dias após o nascimento, e separei eles dos pais ( até porque a fêmea acabou ficando ferida de tanto os filhotes se alimentarem num único local ). Agora vem a pior parte : adaptá-los a vida adulta sem a dependência dos pais. Oferecendo alimento vivo e ração bem esfarelada para que se acostumem com ração. Tarefa nada fácil ! já perdi alguns poucos durante o processo de separação dos pais e adaptação ao novo meio. De vez em quando noto um alevino morto no fundo, memso assim a taxa de mortandade está baixíssima, se comparado com relatos de outros aquaristas mais experientes que eu com discos.
Agora é só aguardar chegarem ao tamanho correto para comercialização. Pretendo ficar com pelo menos dois filhotes o resto irei vender o mais rápido possível. Cuidar deles dá muito trabalho.

Seguem fotos :

filhotes fixados no macho - se alimentando
 Filhotada
Filhotada
 Cerca de 04 dias após separá-los dos filhotes já desovaram de novo ! porém 
como eu havia colocado folha de amendoeira no filtro para tratar a lesão da fêmea
os ovos acabaram fungando !







13 de ago. de 2011

Ciclo de Palestras - CEA - Agosto/2011


Segue abaixo carta convite do CEA :

Carta Convite CEA 05/2011, de 10 de agosto de 2011.


         Participantes do CEA,

       O Centro de Estudos de Aquariofilia – CEA convida-o para participar do Ciclo de Palestras, que será realizado no dia 27 de agosto, de 2011, a partir das 09h00m, no “Espaço Professor Gastão Botelho”, situado à Rua Senador Bernardo Monteiro, nº 18, no Bairro de Benfica, no interior da loja Smart Fish, a seguir discriminado:
1 - A EVOLUÇÃO DO MERCADO DE PEIXES ORNAMENTAIS, início 9h: 00m
Palestrante: Denílson Moreira,
Assuntos abordados:
O preço dos peixes ornamentais, o crescimento da produção, comparativo passado x presente, os peixes ”tops de linha”, peixes retirados do mercado por força da legislação, etc.
2 - CUIDADOS NA MANUTENÇÃO DE BOTIAS, início 10h: 30m
Palestrante: Marcos Mataratzis
Assuntos abordados:
As principais espécies de Botias, características do seu habitat, as melhores condições para manutenção, as espécies compatíveis com as Botias, etc

ATENÇÃO: 1º ENCONTRO ANUAL DE CRIADORES DE BETTAS – ENABETTAS 2011 - dias 24 a 26 de novembro de 2011(Rio de Janeiro/RJ). Co-realização: Betta Brasil, CEA - Centro de Estudos de Aquariofilia e AQUORIO. EXPOSIÇÃO COM CRIADORES DE DIVERSOS ESTADOS – PALESTRAS.

Edmar Schnabl
Sub-gestor / Consultor
CEA-Centro de Estudos de Aquariofilia
SITE:www.cea-br.org

12 de ago. de 2011

Técnicas de Aquário plantado - com Marcus Gouvêa e Flávio Henard

( ao lado o Prof Viana abrindo o evento )
Não pude deixar de ir a palestra sobre aquapaisagismo e técnica de aquários plantados , realizada no espaço Gastão Botelho em Benfica ( dentro da loja Smart Fish ), realizada no dia 30/07/2011.
Com muitos esclarecimentos, dicas e muito bate-papo entre os participantes esta palestra me enriqueceu muito me "reanimando" com os aquários plantados ( eu estava meio "desgostoso" com o hobby e acabei me afastando um pouco , mas isto foi fase e já retornei ! ). Meu braço esquerdo, e direito também, acompanhou-me neste evento : minha esposa, que se mostrou muito interessada no aquapaisagismo !e até em uma atitude inédita, pelo menos sem tentar me convencer do contrário, permitiu-me comprar o substrato fértil da prodac para uma futura montagem ! 
Apesar de ter feito poucas fotos vou deixar pelo menos umas aqui de lembrança :

O amigo Flávio comentando o Hardscape dos aquas
 Leandro Campos - conceituado aquapaisagista - dando uma "palhinha" 
 Professor Wilson Viana
 Slide inicial da palestra




CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página