( vista da Pedra da Tartaruga - local onde ocorrem rapéus , abaixo Praia do Perigoso )
Esta trilha era muito falada por amigos, porém eu nunca conseguia ir, e inesperadamente recebi o convite do meu cunhado Leonardo de percorre-la no final de semana ( como já faz algum tempo não sei precisar a data , talvez maio/junho deste ano ). De imediato aceitei e junto com alguns amigos dele percorremos esta fantástica trilha , vislumbrando fantásticas paisagens e vivenciando uma oportunidade única de contato com a natureza e descoberta de novos cenários que jamais deixaram minha memória.
A trilha se inicia no final da paria de
Barra de Guaratiba, uma praia frequentada principalmente por surfistas, devido a força das ondas adequadas ao esporte. Esta trilha dá acesso às praias do
Perigoso , do Meio e a
Praia das Conchas ( esta última vitimada pela poluição causada pelo descaso das pessoas que frequentam o local , que a fazem de "lixão" , despejando nela todos os tipos de "refugos" de seus acampamentos na Praia do Perigoso, já que esta fica ao lado , bem próxima , porém não oferece condições adequadas ao banho - muitas rochas e pequena faixa de areia , e com isso as pessoas - se é que podemos chamá-los assim, a usam como "banheiro" e "cesta de lixo" ), seu nome "Praia das Conchas", creio eu , se dá pela assustadora quantidade de conchas moídas presentes na pequena faixa de areia.
Um dos pontos mais comentados é a
Pedra da Tartaruga , um monte que muito se assemelha a uma tartaruga , que oferece uma ótima oportunidade para os praticantes do rapéu. Localizado logo abaixo esta a Praia do Perigoso, têm esse nome devido a força das marés , que já mataram várias pessoas ali, segundo pessoas que moram no local.
Seguem algumas fotos :
( vista logo no inicio do caminho - baía de Guaratiba )
( vista da parte de trás da Pedra da Tartaruga )
( parte complicada da trilha : uma descida ingrime até a Praia do Meio )
( a "descida ingrime" que citei acima , vista ja da Praia do Meio )
( vista da Paria do Meio )
( variação de Hidrocotyle - realmente graaannnde ! )
( topo da Pedra da Tartaruga - reparem na caverna mais abaixo , onde mora um hermitão )
( caminho até o topo da Pedra da Tartaruga )
( eu no topo da Pedra da Tartaruga - beemmm lá na ponta , onde são feitas as descidas de rapéu )
( Farol da baía de Guaratiba )