Eu como bom aquariano que sou necessito sempre do contato com a natureza, e em algumas ocasioes organizo um grupo de amigos para passeios em locais onde a natureza predomina sempre, e um desses locais é parque ecológico do Mendanha, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Um local muito conhecido das pessoas que moram afastadas da area urbana de Campo Grande , mas pouco conhecida pela maioria dos moradores da zona oeste do rio, principalmente dos bairros visinhos como Santa Cruz, Inhoaíba, Cosmos, e etc.
Local repleto de cachoeiras, inclusive uma delas possui uma queda de 15 metros e é utilizada para rapel !!! e com uma biodiversidade impressionante, há relatos de moradores dapresença de bichos-preguiça, jaguatiricas e outros. Sem contar ainda as inumeras espécies vegetais e insetos.
O único animal, que infelizmente, não combina com esta paisagem é o bicho-homem, que em todas as vezes que estive lá, presenciei o descaso com a preservação do local e o uso da reserva como "área de fuamantes" dos viciados em maconha, que infestam o local exibindo no meio da mata varias "nuvens" da erva maldita.
Apesar do local ter acesso complicado, duas horas de caminhada subindo quase sempre, com diversos obstáculos naturais e não sinalizado, normalmente seguimos as trilhas, e sem conato por telefone ou outro meio de comunicação, o uso de celular e nextel é quase nulo tendo captação de sinal apenas em pequenos pontos, o local está quase sempre lotado de moradores das áreas vizinhas, que inclusive levam crianças, algumas de colo, e até cães !!!! e sempre deixam seu lixo jogado entre as pedras ou solto nas aguas da cachoeira, o que acaba levando este lixo para as margens entre galhos de arvores e plantas nativas.
Tirando estes pequenos detalhes e observando com atenção a beleza do local percebemos que a natureza luta sempre contra a influência do homem. A flora do local é incrível apresentando musgos e plantas diversas, nativas da mata atlântica, assim como espécies de borboletas diversas que bailam no ar, demonstrando com delicadeza o encanto das suas cores. Eu particularmente me sinto frustado por nunca conseguir uma foto deste espetáculo à parte dado por elas.
30 de jun. de 2010
25 de jun. de 2010
Download de utilitários !!!
Downloads úteis:
Aqui estão disponíveis para download diversas revistas, livros, apostilas, aplicativos, e etc., sobre aquarismo...Livro Aquarium Plants - Excelente livro ilustrado sobre plantas aquáticas e hidrófilas ( em inglês ).
Mini-Atlas de peixes - incrível mini atlas ilustrado com diversas espécies de peixes.
Mini - Atlas dos Discos - apostila ilustrada com todas as espécies de Discos existentes.
Outros :
Atlas_dos_Discus.pdf
Manual básico de aquarismo para iniciantes.pdf
Revistas sobre aquariofilia :
>>Revista Aqualum - ed.01
>>Revista Aqualum - ed.02
>>Revista Aqualum - ed.03
>>Revista CPA - 2008
Revista Aquascaping World 2008:
>>Rev.Aquascaping world - março
>>Rev.Aquascaping world - abril
>>Rev.Aquascaping world - maio
>>Rev.Aquascaping world - junho
>>Rev.Aquascaping world - julho
>>Rev.Aquascaping world - agosto
>>Rev.Aquascaping world - setembro
Aplicativos para aquarismo:
Bala-calc - calcula quantidade de substrato, litragem, iluminação, e etc.
Proteção de tela - aquário doce - além de poder escolher entre diversos peixes ele ainda conta com um simpático caranguejo cavador.
Proteção de tela marinho - conta com diversos peixes !
Apostilas Exclusivas : apostilas ilustradas e super instrutivas sobre o manejo de culturas de alimentos vivos, baseado em minhas experiências e métodos próprios de criação:
Cultura de microvermes
Cultura de Besouros do amendoim
6 de jun. de 2010
Novas Plantas
Desde minha ultima postagem exibindo as plantas cultivadas por mim, a maioria cultivada em forma emersa, algumas mudanças foram efetuadas, perdi meu cultivo inteiro de glossos, e comecei alguns novos. Entre eles , comecei o cultivo de mudas de hidrophila polysperma e uma variedade de hidrocotyle, além de uma espécie anfíbia avermelhada que ainda não identifiquei.
( a esquerda minha humilde estufa improvisada )
Fotos dos novos cultivos:
( a esquerda minha humilde estufa improvisada )
Fotos dos novos cultivos:
Cultivo de hidrophila polysperma
Cultivo de rotala rotundifolia
Cultivo de hidrocotyle verticilla
Cultivo de hidrofila polysperma e a planta vermelha não identificada
Assinar:
Postagens (Atom)