30 de jun. de 2010

Parque Ecológico do Mendanha - Campo Grande - RJ

Eu como bom aquariano que sou necessito sempre do contato com a natureza, e em algumas ocasioes organizo um grupo de amigos para passeios em locais onde a natureza predomina sempre, e um desses locais é parque ecológico do Mendanha, em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Um local muito conhecido das pessoas que moram afastadas da area urbana de Campo Grande , mas pouco conhecida pela maioria dos moradores da zona oeste do rio, principalmente dos bairros visinhos como Santa Cruz, Inhoaíba, Cosmos, e etc.
Local repleto de cachoeiras, inclusive uma delas possui uma queda de 15 metros e é utilizada para rapel !!! e com uma biodiversidade impressionante, há relatos de moradores dapresença de bichos-preguiça, jaguatiricas e outros. Sem contar ainda as inumeras espécies vegetais e insetos. 



O único animal, que infelizmente, não combina com esta paisagem é o bicho-homem, que em todas as vezes que estive lá, presenciei o descaso com a preservação do local e o uso da reserva como "área de fuamantes" dos viciados em  maconha, que infestam o local exibindo no meio da mata varias "nuvens" da erva maldita.


Apesar do local ter acesso complicado, duas horas de caminhada subindo quase sempre, com diversos obstáculos naturais e não sinalizado, normalmente seguimos as trilhas, e sem conato por telefone ou outro meio de comunicação, o uso de celular e nextel é quase nulo tendo captação de sinal apenas em pequenos pontos, o local está quase sempre lotado de moradores das áreas vizinhas, que inclusive levam crianças, algumas de colo, e até cães !!!! e sempre deixam seu lixo jogado entre as pedras ou solto nas aguas da cachoeira, o que acaba levando este lixo para as margens entre galhos de arvores e plantas nativas.
 
 
Tirando estes pequenos detalhes e observando com atenção a beleza do local percebemos que a natureza luta sempre contra a influência do homem. A flora do local é incrível apresentando musgos e plantas diversas, nativas da mata atlântica, assim como espécies de borboletas diversas que bailam no ar, demonstrando com delicadeza o encanto das suas cores. Eu particularmente me sinto frustado por nunca conseguir uma foto deste espetáculo à parte dado por elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página