1 de jul. de 2010

Reaproveitando refil do filtro Atman-HF 400

Apesar de eu estar demonstrando esta técnica de reaproveitamento de refil de filtro externo utilizando um refil do filtro Atman-HF 400, pode-se utilizar o mesmo método com qualquer outro refil de filtro semelhante.
Cada refil novo do Atman HF-400 custa em média R$ 17,00 , levando em conta que em muitos casos temos de trocá-los mensamente, gastamos em média por ano aproximadamente R$ 204,00 !!! por isso vou demonstrar aqiu uma técnica utilizada para reaproveitamento da "carcaça" do refil, trocando peridioticamente apenas o perlon e o carvão ativado do mesmo. Assim conseguimos economizar uma boa grana, pois o metro quadrado do perlon custa em torno de R$ 4,00, e um pote de pequeno de carvão ativado sai por menos de R$ 8,00 , eu calculo que gasta-se utilizando este método, cerca de R$ 40,00 por ano !!!
Não fui eu quem inventou este método, pelo contrário, eu o descobri por acaso quando comprei um filtro externo usado ( um Atman HF-600 ) de um amigo aquarista e este mostrou-me o truque, e que rapidamente tratei de reproduzir no meu filtro antigo ( Atman HF-300 ).
Mas vamos ao que interessa :
Vamos precisar de :
Um refil ( "carcaça" ) do filtro externo a ser modificado => deve-se retirar o perlon utilizando um canivete ou estilete, basta raspar com cuidado na base do ponto colado no refil com bastante cuidado para não se cortar. Em seguida é melhor descartar o carvão ativado já utilizado no mesmo.




Um ferro de solda => serve para fazer furos ao longo do refil, acompanhando sempre o canto de dentro do refil, o bastante para que fique a uma boa distância da margem. Os furos servirão para fixação de uma nova camada de perlon.





Linha de costura => preferncialmente bem resistente, para que não apodreça em contato prolongado com a água. Serve para fixar o perlon ao refil já furado pelo ferro de solda.






Pedaço de perlon, ou acrilon => serve para impedir que o carvão ativado seja "jogado-fora" do refil em contato com a água ou por coloca-lo em posição vertical. Deve ser cortado o mais aproximado do vão interiro do filtro.





Carvão ativado => para filtragem de minerais pesados da água. Deve ser trocado a cada 15 ou 20 dias, por isso compre sempre um pote e escolha um que tenha grãos de tamanho suficiente para que nao "escapem" pela parte "vazada" do refil.






Mãos a obra:

1º Fure o refil utilizando o ferro de solda, faça  furos ao longo do refilmantendo uma boa distãncia da margem exterior.

2º Em seguida derrame o carvão ativado dentro do refil, somente o suficiente para encher as cavidades do refil, cuidado para não exagerar. Basta observar a quantidade existente no refil antes dele ser preparado para este procedimento.


3º Costure o perlon sobre o refil, quase identico como estava, utilizando os furos feitos para fixar a  linha.

comece pelas bordas inferiores e superiores => apenas amarre as bordas primeiro antes de costurar os lados. Isto ajuda muito nesta etapa.

 ( visão com o filtro de cabeça para baixo - sei que não é muito bonito , mas funciona bem ! )


( Vista lateral depois de terminado )

4º Grand Finale ! Basta agora colocá-lo no filtro externo com cuidado e pronto ! vc acaba de ter um refil "eterno", bastando apenas trocar o perlon e a midia filtrante sempre que necessitar !!!

( refil já no fltro externo Atman-HF 400 - meio sujinho o filtro mas tá valendo !! hushaush )

2 comentários:

  1. Comprei o meu filtro recentemente, e achei ótimo essa ideia de reaproveitamento do refil. Vou utilizar essa dica que é bem econômica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poxa bacana , no meu aquário eu tenho 2 filtros assim. 1 de 400 e o outro 600 , em 1 aquário de 200 litros será que minha filtragem está boa pelo tamanho dele

      Excluir

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página