18 de jul. de 2010

Aqua plantado: Algas, algas, algas....

Tenho enfrentado muitos problemas com algas, mesmo com o filtro U.V - acho até que a lâmpada perdeu sua eficácia. tenho feito TPA's mais fortes, trocando quase 40% da água, e tenho feito isso semanalmente !!! diminui também o tempo de iluminação do áqua e a fertilização líquida. Coloquei novamente uma ampulária para realizar o "serviço sujo" de se alimentar do limo nos vidros e inseri algumas mudas de elodea, na esperança de auxiliarem consumindo o excesso de nutrientes da água. 
Podei as folhas mais atingidas e removi o captador de folhas flutuantes do meu filtro Atman, as folhas acabavam ficando tempo demais lá dentro e com isso favoreciam o surgimento das algas e o captador é horrivel para limpar. Preferi catar as folhas com a redinha todo dia.
Em meio a esta dificil empreitada, tive uma rica surpresa : as tenellus amano estão espalhando-se finalmente e em ritmo acelerado ! nem preciso dizer o quanto estou feliz !!! pois testei diversas espécies de plantas carpete e não tive sucesso com nenhuma delas ( eleocharis, glossos e uma outra que não me lembro no momento ). Também testei outras espécioes que não se adaptaram bem ao aqua, e acabei removendo todas elas. Minhas higrofilas polysperma costumam  oscilar de uma aparência de doentes a uma incrível beleza em um curto espaço de tempo.
Com todas estas situações, continuo achando meu aqua incrível ! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página