17 de jul. de 2010

Biologia afetada em Sepetiba?

No bairro de  Sepetiba estão acontecendo grandes mudanças, a empresa Usiminas  associada ao governo do estado estão reestruturando e "recuperando" a praia de Sepetiba, que fora afetada por anos de poluição decorrente do lixo e esgotos despejados sem nenhum tratamento na praia .Obra encabeçada pela Odebretch que venceu a licitação para esta obra e espera entregar tudo pronto até o início de 2012. Graças a grande destruição acometida por anos a praia, que outrora era muito movimentada, onde inclusive eu tomei banho na juventude, suas águas tornaram-se turvas e houve um grande acumulo de sujeira e lodo em seu leito que rapidamente chegaram a areia, tornando assim a praia imprópria para o banho. Alguns pescadores que ainda residem ali recordam-se de tempos em que a praia era movimentada e a pesca era farta. Ainda hoje se vêem barcos ancorados na areia e alguns pescadores que pescam, mesmo em águas tão poluídas. 
O acumulo de lama foi tanto que um mangue, que antes ocupava uma pequena parte em uma das pontas da praia, praticamente tomou conta de metade da praia, abrigando diversas espécies nativas de plantas, crustáceos e aves. Graças a isso uma das metas de "recuperação" da praia consiste na remoção desta fauna e flora nativa para um outro local selecionado, a vegetação esta sendo removida para o canal do fundão na zona norte e uma parte do caranguejos e "enche-marés" para uma área de preservação na base aérea de Saanta Cruz,  preservando assim pelo menos uma parte deste pequeno ecosistema que ali se formou. Mesmo assim não deixei de notar que milhares, talvez milhões, de "enche-marés" ( uma espécie de caranguejo pequeno ), irão perecer no processo. Isto porque o processo de "recuperação" da praia se deve a um artifício interessante : retira-se as plantas e lixo acumulado sobre a camada de lama, então forram a mesma utilizando uma manta ( do tipo usado na construção de lagos de jardim ), ancoram estas mantas usando sacos com areia e por fim cobrem as mantas com uma densa camada de areia trazida de outro lugar ou de áreas mais profundas da praia utilizando uma espécie de aspirador em uma plataforma flutuante. Com isto a praia torna-se mais apresentável e com uma remodelagem no calçadão acaba ganhando ares de "praia da zona sul". Pro isso utilizei o termo "recuperar" sempre entre aspas, pois em minha simples e humilde opnião , farão apenas uma "maquiagem" , que nada mais fará que esconder anos de descaso sobre uma grande camada de areia, escondendo debaixo do tapete a sujeira deixada "depois da festa". O que me pergunto é : O que impede que façam novamente ? que destruam o que a natureza demorou  milhares de anos para construir ... e depois , vão colocar mais tapetes e cobrir com areia novamente ?....


Algumas fotos do local ( fui lá para conferir ):


Ao fundo alguns dos sacos de areia utilizados para ancorar as mantas e em detalhe o espaço deixado pelas plantas já removidas .

Mantas colocadas e "ancoradas" usando os sacos de areia de que citei.


A área já coberta é enorme e tendo em vista as marcações deixadas, a faixa de areia que vai ser criada é muito grande, visando favorecer os esportes de praia e demais atividades. 



Um comentário:

  1. Por um momento me lembrei do mar morto.
    É isso aí! E a natureza continua sofrendo transformações. O homem mais uma vez, modificando aquilo que Deus criou. Me lembrei também de várias construções no Recreio dos Bandeirantes por exemplo. O mar já esteve um dia onde atualmente podemos ver muitos edifícios construídos. Pior de tudo, é que muitos apresentam rachaduras porque receberam em sua construção, areia do mar misturada com areia para construção. Já frequentei muito a praia de Sepetiba e realmente é triste ver o que acontece.

    ResponderExcluir

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página