29 de mai. de 2011

8º Encontro sobre Acarás Disco - Nessa eu Fui !!!

Apesar da distância, para mim um dos fatores mais desistimulantes, e do cansaço da semana, pude ir ao encontro e participar de mais esta palestra que abordou diversos temas, entre eles reprodução, doenças comuns e comportamento dos discos, bem como seu desenvolvimento e condições adequadas de manejo. ( ao lado a galera da comunidade Aquaristas da Zona Oeste / RJ - da esquerda pra direita : Marcus , Eu, Iron, Tatiana ).

Mais fotos:

 Palestrantes - Membros do CEA
 
   pessoal da "cozinha"
 Confraternização após palestra
 Aquaterrário da Loja - gostei bastante mais dava pra ficar melhor !  
  
 Plantas à venda na loja.

26 de mai. de 2011

Pesquisadores estudam salamandra gigante do Japão


A salamandra-gigante-do-japão (Andrias japonicus, ant. Megalobatrachus japonicus) é o maior anfíbio da Terra, pertencente à ordem Caudata, que pode atingir até 1,44 m de comprimento. A espécie ocorre nas ilhas de Honshu (província de Gifu e Shikoku) e Kyushu (província de Oita).

A salamandra Andrias japonicus, conhecida como hanzaki no Japão, chamou a atenção de ambientalistas internacionais e cientistas japoneses pelo seu status de fóssil vivo
Foto: BBC Brasil
Um grupo de pesquisadores e ambientalistas está pesquisando uma espécie de salamandra gigante, com 1,7 metro de comprimento. Além de seu tamanho, a salamandra Andrias japonicus, conhecida como hanzaki no Japão, chamou a atenção de ambientalistas internacionais e cientistas japoneses pelo seu status de fóssil vivo e pelo fato de não ser atingida por um fungo que está devastando muitas outras espécies de anfíbios no mundo todo.
 “O esqueleto desta espécie é quase idêntico ao dos fósseis de 30 milhões de anos atrás”, disse Takeyoshi Tochimoto, diretor do Instituto Hanzaki, perto da cidade de Hyogo (sudoeste do Japão). “Por isso é chamada de ‘fóssil vivo’”, acrescentou. “É um ‘dinossauro’, isto é espantoso”, afirmou Claude Gascon, chefe dos programas científicos da entidade ambientalista Conservation International e também um dos líderes do grupo especialista em anfíbios da União Internacional para a Conservação da Natureza.
“Nós falamos de salamandras que geralmente cabem na palma da sua mão. Esta pode arrancar sua mão.” A salamandra examinada por Gascon está segura, presa em um tanque no centro de visitação da cidade de Maniwa, a 800 km de Tóquio.
Peixes e parentes
Além de ter 1,7 metro de comprimento, a salamandra gigante tem uma pele semelhante ao couro, uma cabeça grande e coberta de estruturas que provavelmente são sensíveis ao movimento e ajudariam a salamandra a capturar peixes.
A salamandra hanzaki tem dois parentes próximos: a salamandra gigante chinesa (A. davidianus), que tem tamanho e forma semelhantes à japonesa e pode se acasalar com elas; e uma bem menor, a Cryptobranchus alleganiensis, do sudeste dos Estados Unidos.
Geralmente as salamandras gigantes ocupam covas em margens de rio. A ocupação é feita em grupos com um macho dominante, várias fêmeas e alguns outros machos. O macho dominante e as fêmeas liberam na água óvulos e espermatozoides e se movimentam incessantemente para misturar tudo. Os machos não dominantes talvez também liberem espermatozoides, mas o papel deles ainda não está claro.
Quando a água fica mais calma, todos deixam a cova, exceto o macho dominante, que fica para cuidar do ninho e dos filhotes. Fora da época de reprodução, a vida da salamandra é bem tranquila, vivendo da forma mais discreta possível no rio e capturando tudo o que estiver ao seu alcance para se alimentar.
Criaturas como estas certamente já habitavam o planeta quando os dinossauros ainda existiam, e fósseis da família foram encontrados bem longe da restrita área onde são encontrados atualmente. “Acredita-se que elas sejam espécies extremamente primitivas, em parte devido ao fato de serem as únicas salamandras com fertilização externa”, afirmou Don Church, especialista em salamandras da Conservation International.




22 de mai. de 2011

Dia 25/06/11 - Loja Aqualoucos - Encontro Temático : Aquários Plantados


Mais um encontro no RJ , desta vez será na loja Aqualoucos na Tijuca / RJ. No ultimo encontrão que fui nesta loja fui super bem recebido pelo proprietário Anderson que mostrou ser um incrível anfitrião, muito participativo e simpático ! sendo assim, não vejo a hora de participar deste incrível evento.

19 de mai. de 2011

Oxigenador para aquário sem o uso de eletricidade


Vi este video no profile de um amigo meu no orkut e não pude deixar de me impressionar com a criatividade que o pessoal do aquarismo esbanja. Com apenas dois garrafões de 10 ltros , alguns metros de mangueira, 01 válvula de controle e 01 pedra porosa construiu-se um simples e funcional oxigenador ! e o melhor de tudo : gasto zero de energia elétrica ! 

15 de mai. de 2011

Fauna dos tanques de criação !

Nos meus tanques atualmente tenho alguns exemplares muito bacanas de peixes Jóia , guppys selvagens e Curviceps, além da presença de alguns invertebrados favoritos : ampulárias , caramujos red-ramshorm e neritinas zebra.

algumas fotos :

 cabomba exibindo uma linda e delicada flor.

 jóias se acumulando esperando a comida
peixe jóia criado no tanque 
 ampulária depositando o ninho de ovos  
 plantas cultivadas em forma submersa 
 ninho de ovos de ampulária depositado em baixo da folha da aquapé
 outro ninho depositado na lateral do tanque
 caramujo red - ranshorm
 neritina zebra
ampulária dourada - uma das maiores

Cada vez mais bonitos !

Meus discos estão cada vez mais bonitos, tenho administrado blood worms e artêmias como alimento vivo e alimentado mais frequentemente meus discos. Reduzi a quantidade de plantas, pois meu grande problema agora é a questão de espaço no aqua, atualmente eles estão "amontoados" num aqua de 100 lts , e ainda por cima plantado ! pensando em resolver este problema resolvi desocupar minha caixa d'agua de 250 lts , aplicar uma tinta epoxi no interior, montar um filtro FVM e em conjunto com meu aquecedor de 400w ( brinde ganho no encontro de aquarismo jumbo ) montar um tanque para criação dos discos . Este tanque eu irei colocar provisoriamente na varanda dos fundos, até providenciar um local melhor. E quando eu conseguir definir algum casal irei movê-los para um aqua maternidade. E com mais espaço poderei adquirir mais discos variados. Em breve posto aqui meus resultados.

14 de mai. de 2011

8º ENCONTRO SOBRE ACARÁS DISCO


8º ENCONTRO SOBRE ACARÁS DISCO

DIA 28 DE MAIO A PARTIR DAS 9:00H
- Mesa redonda com os criadores: Manuel Mourão, Leandro Mourão, Daniel Leirião, Victor Hugo, Marcos Silva, Paulinho Correa, André Magalhães, Edmar Schnabl, Edyr José, Roberto Pereira, Roberto Romão, Emiliano Perez, André Oliveira, Rodrigo Marraschi, Marcus Gouvêa, etc

MODERADOR: Edmar Schnabl,

CONSULTORES: Cleber Barbosa [Biólogo], Roberto Dias [Biólogo], Wilson Vianna [biólogo] e Reinaldo Santana (médico Veterinário)

Local: Espaço professor Gastão Botelho
– Situado à rua Senador Bernardo Monteiro, nº 18, no Bairro de Benfica, no interior da loja Smart Fish

Data sujeita a Alteração.

7 de mai. de 2011

1º Encontro - Aquarismo Jumbo - Eu fui !

Apesar da distância resolvi ir até a loja Aquarismo Jumbo para prestigiar o 1º Encontro de Aquarismo Jumbo, realizado na loja Aquarismo Jumbo no Caxambi / RJ. Sob a batuta do proprietário da loja Paulo Sérgio, excelente anfitrião que realizou uma mesa-redonda super participativa e sorteou brindes entre os participantes.
Mesmo eu não sendo jumbista fiquei super entusiasmado pelo aquarismo jumbo, e aproveitei a ocasião para mostrar os peixes a minha esposa, que é uma jumbista de coração, pois ela é apaixonada por peixes grandes, principalmente cascudos ! . O evento foi muito bacana e aguardo o próximo. ( só consegui tirar esta foto... problemas com a pilha recarregada ).

1 de mai. de 2011

Iniciação na Criação de Discus

Iniciação na Criação de Discus



Acasalamento
Existem determinados comportamentos que indiciam estarmos perante um casal. Alguns desses comportamentos são:
- Eventual perda de apetite.
- Dependendo de peixe para peixe, pode ocorrer um escurecimento da face e da cauda do peixe.
- O casal entrega-se a uma espécie de dança nupcial. Abanam o corpo e cauda, nadando e cruzando-se no aquário.
- É escolhido um local de desova, que pode ser um cone de desova próprio para Discus no filtro ou até nos vidros do aquário
Características da água no aquário reprodução
Identificados alguns dos comportamentos descritos acima, é muito provável que se estejamos perante um casal de Discus.
A água pode ser tratada com turfa a fim de amaciar a água e libertar substâncias que os Discus muito apreciam e que servem de certa forma como um estimulo nesta fase, no entanto aconselhamos osmose inversa.
Eis algumas características importantes destes aquários:
A Agua.
PH entre 6.8 e 7
Temperatura entre 27 a 29 graus.
Água macia com valores de dureza entre 0 e 4.
Baixa condutividade. Aproximadamente 150ms.

O Aquário e Equipamento


Aconselhamos para a reprodução de Discus Aquário  Cubo medidas 50 x 50 X 50
Termostato 150 watts
Filtro de Esponja
Cone de Desova
Bomba de Ar
PS: Os vidros laterais e traseiro podem ser forrados de uma cor clara .
A desova
Depois do local escolhido começam as limpezas do local para a desova, a fêmea começa a picar(limpar) o local escolhido seguindo o macho procedendo da mesma forma  tornando-se em alguns casos frenéticos.
Após limpeza efectuada a fêmea encosta o ventre começando a colocar os ovos e afastando-se ligeiramente após cada passagem, abrindo caminho ao macho que irá proceder da mesma forma fertilizando os ovos.
Após a desova efectuada aconselhamos a colocação de uma rede em volta do local aonde foram depositados os ovos, afim de estes não serem comidos pelo casal.
Com os ovos protegidos já com a rede adicionar 10ml de Azul de metileno feito a 1% de forma a que os ovos não funguem.

Eclosão


Após os ovos serem depositados e fecundados ao fim de 60h +_ nascem os alvins.
Quando estes nascem retirar a rede colocada anteriormente de forma que os pais possam começar a cuidar dos filhos.
Ao fim de 48h +- os recém nascidos começam a soltarem-se do local sendo os pais bastante protectores pegando neles e voltando a coloca-los no mesmo local.
Por vezes os pais retiram-nos do local de nascimento colocando-os em outro local escolhido por eles.
Após 72h +- os alvins começam a nadar e colando-se ao corpo dos pais para assim se começarem  a alimentar do muco criado pelos pais.
Nos primeiros 3/4dias , os recém nascidos alimentar-se-ão exclusivamente do muco libertado pelos pais. A partir do 5 dia pode introduzir-se artémia recém eclodida.
Aos pouco, os peixes vão-se habituando à nova comida apesar de continuarem a alimentar-se do muco.

Como fazer a retirada dos Alvins para novo aquário.


A retirada dos Alvins para outro aquário deve ocorrer por volta da terceira semana após terem nascido.
Arranjar um recipiente Limpo.
Encher até meio com a agua retirada do aquário aonde estão actualmente.
Com uma rede e bastante cuidado apanhar os alvins e colocar no recipiente.
Após esta tarefa efectuado colocar agua a correr do aquário  para onde vão  (gota a gota) para o recipiente.
Após o recipiente cheio retirar cerca de 50% de agua deste.
Deixar continuar a correr (gota a gota) do aquário para o recipiente.
Quando cheio voltar a pegar na rede e com cuidado retirar os alvins do recipiente e colocar no novo aquário.
A partir das 2/3 semanas poderão ser oferecidos novos tipos de comida , tais como granulado moído , artémia adulta moída etc.
Para o crescimento dos jovens alvins deve alimentar-se várias vezes ao dia sempre  em pequenas quantidades sinfonado o aquário entre cada alimentação.
Deve-se mudar cerca de 50% de agua diariamente de forma que o crescimento destes seja mais rápido e se mantenha uma boa qualidade de agua.

A DiscusCentro deseja a todos os iniciantes na criação de Discus todo o sucesso, estando ao vosso dispor para qualquer duvida que se deparem.

Cumprimentos,
Equipa DiscusCentro
Paulo J. Dias / João P. Machado

Palestra: Characidae e alimentos vivos(dia 30/04)

Infelizmente neste eu não pude ir ! estava sem grana e de Santa Cruz pra Benfica é meio longe ! hehehe.. Mas pra não deixar passar em branco ! Nessa eu perdi uma grande palestra do Prof.Wilson Vianna sobre os alimentos vivos ( assunto que muito me interessa ).. Mas quem sabe em uma próxima vez...

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página