Finalmente sucesso ! após devorarem diversas desovas, e outras fungarem por completo, mesmo com TPA's constantes, e comerem os filhotes da desova toda, uma ninhada chega até o final !!! e quantos filhotes !!! ainda estão pequenos mas em breve já vou conseguir fazer uma "seleção" verificando se não há filhotes "defeituosos" a serem descartados.
Deixei que o casal cuidasse dos filhotes até 30 dias após o nascimento, e separei eles dos pais ( até porque a fêmea acabou ficando ferida de tanto os filhotes se alimentarem num único local ). Agora vem a pior parte : adaptá-los a vida adulta sem a dependência dos pais. Oferecendo alimento vivo e ração bem esfarelada para que se acostumem com ração. Tarefa nada fácil ! já perdi alguns poucos durante o processo de separação dos pais e adaptação ao novo meio. De vez em quando noto um alevino morto no fundo, memso assim a taxa de mortandade está baixíssima, se comparado com relatos de outros aquaristas mais experientes que eu com discos.
Agora é só aguardar chegarem ao tamanho correto para comercialização. Pretendo ficar com pelo menos dois filhotes o resto irei vender o mais rápido possível. Cuidar deles dá muito trabalho.
Seguem fotos :
filhotes fixados no macho - se alimentando
Filhotada
Filhotada
Cerca de 04 dias após separá-los dos filhotes já desovaram de novo ! porém
como eu havia colocado folha de amendoeira no filtro para tratar a lesão da fêmea
os ovos acabaram fungando !
Nenhum comentário:
Postar um comentário