3 de jan. de 2011

Limpeza do Aquário...que saco...

Esse negócio de realizar manutenção do aqua é uma parada dificil, é TPA pra cá , é troca de material filtrante pra lá, é preparação de água pra cá , etc, etc, etc... Tudo isso cansa, toma tempo, e irrita às vezes, pois acabo molhando boa parte do chão da sala em frente ao aqua ( tenta realizar TPA com minha esposa falando : "depois enxuga aqui, limpa ali,arruma essa bagunça..." ). Fora o stresse dos peixes ! Discus são um saco ! se assustam com tudo !!! e meu aqua é pequeno pros peixes ! cerca de 100 litros, o que é altamente não recomendado pros discus ( para tê-los o recomendado é um aqua de pelo menos 200 litros ! ), e pra piorar meu aqua é plantado !!! densamente plantado !!! ( fazer o quê !? eu era apaixonado por plantas antes de gostar de discus ) e acabei "viajando na maionese" e comprei os discus por olho grande, hoje me arrependo um pouco !!! penso às vezes em vendê-los e voltar a comprar discus quando tiver um aqua maior !!
Tenho visto na net diversos projetos de aqua auto-limpante, ou automatizado. No primeiro caso eu havia lido a matéria no site plantasdeaquario.com, onde o dr.Max sugere a montagem de um aqua auto-limpante utilizando-se de fauna e flora adequados para um equilíbrio biológico perfeito, ou seja, seria inserido no aqua animais do tipo que trabalham como equipe de limpeza ( ampularias, neritinas, ostras, camarões filtrantes, daphinias, etc ) e plantas que fossem grandes consumidoras de nutrientes ( tais como : elodeas, cabombas, etc ), com isso o objetivo seria de um aqua que não se precisasse limpar , talvez realizar apenas trocas de agua para corrigir parâmetros da agua. Em um fórum , o qual não me recordo, um camarada projetou, implantou e testou um aqua controlado por computador, onde eram realizadas TPA's automaticas , alimetação dos peixes, etc. Tudo isso só foi possível porque o cara era formado em mecatrônica !! e como eu não sou nenhum gênio, prefiro deixar isso para lá. ...
Enquanto isso ainda for um sonho vou ficando com meus baldes com água, panos, esponja pra limpeza, e muita, muita paciência !

Um comentário:

  1. eai cara, eu tinha este mesmo problema, o que eu fiz, comprei uma manqueira grande coloquei no sifão, vai direto para o esgoto e p encher manqueira direto da caixa, já pronta. é isso!

    ResponderExcluir

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página