29 de jul. de 2009

Criando ampulárias douradas ...

Há algum tempo atrás, ao dar um passeio até a casa da minha sogra , descobri uma loja de aquarismo perdida na Croácia, no bairro de Sepetiba, e lá foi a primeira vez que vi este fantástico invertebrado, a ampulária dourada, achei este animal incrivelmente exótico e comprei dois exemplares, que estavam um pouco maltratados com a carapaça deteriorada devido a falta de cálcio da água. Ao colocá-los no aquário percebi que eles "roubavam a cena", principalmente quando iam "pegar-ar" na superfície usando seu sifão.

Gostei tanto destas criaturas que resolvi criá-las !!! comprei uma caixa plastica de 12 litros, coloquei algumas conchas tratadas para fornecer o cálcio necessário, "despejei" umas amazonenses que sobravam do aqua, comprei mais alguns exemplares e parti na tentativa de reproduzi-los, que diga-se de passagem é um bocado dificil, pois ao contrario da maioria dos caramujos de água doce a ampulária possui dimorfismo sexual, ou seja, existe macho e fêmea, e é quase impossivel diferencia-los!!! (existe uma técnica que mais tarde irei explicar aqui.), após uns dois meses , tive uma feliz surpresa ao chegar do serviço, uma das ampulárias havia deixado um ninho de ovos na lateral do recipiente, exatamente da maneira que eu havia lido em alguns sites, na parte seca da vasilha longe da água.


Após algum estudo, resolvi comprar um aquecedor, pois a temperatura da água variava muito e para favorecer a postura e crescimento dos futuros caramujos seria bom manter atemperatura em torno de 26º C , e após apenas uma ou duas semanas , outra surpresa, já havia outro ninho próximo ao aquecedor !!!
Pronto !!! descobri então que havia acertado .
Hoje o 1º ninho de ovos já eclodiu e já apareceram dezenas de minúsculos caramujos, nem eu imaginava que eram tão pequenos, e por seu tamanho diminuto me impedem de fazer a sifonagem e limpeza da caixa de criação, que tá malcheirosa e com a água super escura !! ( minha esposa ta morrendo de nojo !!! rsrsr ).
Então se vc pretende criar ampulárias meu amigo , vou te contar meu segredo :
1º Compre mais de 02 exemplares pq vc nunca sabe se realmente tem um casal.
2º Use água desclorada e coloque algumas conchas do mar para fornecer cálcio para renovação da carapaças delas.
3º Não encha a caixa de criação até em cima, deixe pelo menos uns 8 cm para elas desovarem.
4º Alimente-as 02 vezes ao dia, eu uso ração para crustáceos e alimento pela manhã e a noite.
5º Use um aquecedor para manter a água em torno dos 26º C
6º Tenha paciência, pois pode demorar um pouco para começarem a se acasalar e a pôr os ovos.

Quando os filhotes nascerem tome muito cuidado, pois são minusculos e muito sensiveis !!!

Um comentário:

  1. Foi o que aconteçeu comigo, mas só comprei 2 e na sorte era macho e femea, eles estão desovando muito. Em menos de 3 semanas eles ja colocaram 3 desovas gigantescas, e as 2 primeiras ja explodiu, mas não sei se os pequeninos estão comendo a ração pra betta q dou a eles bem socadinhas. eles não param de boiar e estou ficando preocupada. não quero q meus bebes morram
    :(. E queria aproveitar pra perguntar uma coisa, os pequeninos devem ficar com seus pais ou não? Eu coloquei eles em outro aquário, onde estão sozinhos, mas não sei se isso é certo. E o aquário não tem bombinha isso tamb é ruim? Ficarei grata se tiver essas respostas. Um abraço Giselle

    ResponderExcluir

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página