31 de jul. de 2009

Cultura de alimentos vivos

Faz algum tempo eu li em alguns sites sobre aquarismo a importância de oferecer aos peixes uma alimentação variada e se possivel conter algum alimento vivo. Afim de melhorar a condição de vida do peixe, melhorando assim sua aparência e aumentando seu tempo de vida.
Após uma leitura bem longa e muito estudo, resolvi me arriscar e comprei meus primeiros inóculos, de microvermes, besouro do amendoim, equitreias, e vermes do vinagre, mas infelizmente de todos eles somente com o de besouro do amendoim eu fui bem sucedido, tudo isso por causa de instruções erradas dadas pelos vendedores. E como aquarista que é aquarista é como o brasileiro, não desiste nunca, eu reolvi tentar novamente, adquiri um inóculo de microvermes que no inicio me preocupou, pois fiz tudo certo, mas ela não dava sinal algum de "vida", resolvi então esperar, e pronto ! a cultura havia se desenvolvido, se desenvolveu tão bem que hoje já tenho duas vasilias, e elas estão maturando muito bem.
Alguns dias atrás eu procurava por contatos aquaristas no orkut e descobri um camarada que vendia a cultura completa de equitréias, e resolvi arriscar e comprar uma, depois que ela chegou tirei algumas duvidas com ele, e após uns dois dias eu resolvi arriscar para uma segunda cultura e arrumei outro isopor pequeno e carvão ativado, colhi algumas equitreias da cultura inicial e coloquei no novo recipiente conforme o que eu havia estudado, e tudo deu certo ! hoje já possuo duas culturas também de equitréias.
sendo assim resolvi postar meu método de criação e as adaptações que fiz no que eu li na internet.
( Todas as fotos exibidas são das minhas culturas )


Cultura de Besouro do amendoim:



Cultura estremamente simples de sustentar, você vai precisar de :


  • 01 vasilha plástica ( dessas de 1,99 - de tamanho medio, menor um pouco que uma caixa de sapatos)
  • Farelo de trigo ( comprado em casas de produtos nordestinos sai mais barato, cerca de 500gr dá e sobra )
  • Amendoim cru ( eu alimento também com ração pra cachorro umidecida )
  • Batata cru cortada em rodelas ( colocar somente quando vc ver movimento dentro do farelo de trigo )
  • Inóculo da cultura
Na vasilha despeje o farelo de trigo até formar uma camada de uns 03 a 05 cm e sobre ela
despeje alguns amendoins, somente o suficiente para cobrir o farelo, mas deixe algum espaço vazio sobre o farelo. Insira o inóculo adquirido, espere alguns dias pois elas demoram um pouco a inicar sua reprodução.
Manutenção da cultura: Abra a vasilha uma vez por dia e assim que visualizar moviment sob o farelo de trigo coloque algumas rodelas de batata sobre o farelo ( para fornecer umidade e alimentar as larvas e pupas que apreciam muito as batatas ). Quando o farelo ficar muito sujo despeje o conteudo da vasilha sobre uma folha de jornal e espalhe um pouco, espere 01 ou 02 minutos e movimente o farelo para sua esquerda ou sua direita, vc irá ver que as larvas ficam "grudadas" no jornal, com isto basta junta-las com o dedo ou pincel macio e recolocá-las em outro recipiente novo.
Como Colher : Os peixes só se alimentam das larvas e de acordo com o tamanho dos peixes escolha também as larvas que serão oferecidas, larvas pequenas para peixes pequenos e larvas grandes para peixes grandes. Para colhe-los use uma pinça ou use o método do jornal que descrevi acima, vc pode também levantar a rodela de batata e vai ver que algumas larvas literalmente "vivem" na batata, basta então recolhe-las e oferecer aos peixes.




Cultura de microvermes:


Você vai precisar de :
  • 01 pote plastico transparente pequeno ( desses de 1,99 - de 500ml ja deve bastar )
  • Farinha lactea ( dessas quaquer são boas - 01 caixa basta )
  • Água filtrada ( um copo pequeno )
  • Saco plástico preto pequeno ( o suficiente para embrulhar a vasilha )
  • Inóculo da cultura

No pote coloque um pouco de aveia e despeje agua filtrada até formar um mingau com a consistência de mel, faça uma camada de aproximadamente 03 cm . Em seguida coloque o inóculo da cultura e mexa usando um palito ou colher de sobremesa, tente não sujar as bordas da vasilha durante todo o processo, feche a vasilha e embrulhe com o saco plástico e coloque em um lugar seguro em temperatura ambiente, nem muito frio nem muito quente, ae é so aguardar cerca de um ou dois dias para ver os vermezinhos subindo pela parede do pote.
Voce pode também pingar algumas gotas de vitaminas para aquario ( eu uso o labcon flora ) ou essas vitaminas para pássaros, afim de fortalecer sua cultura.
Manutenção da cultura: Renove sua cultura a cada 20 dias !!! mexa sua cultura a cada 02 dias usando um palito ou colher de sobremesa, com cuidado para não sujar as paredes do pote, e pingar algumas gotas dágua filtrada na cultura, pode-se usar um conta-gotas para isso, afim de mantê-la na consistencia certa.



Cultura de equitréias :


Você vai precisar de :


  • 01 Caixinha de isopor ( não sei bem o tamanho mas a minha e pequena e custou 0,80 )
  • 01 Lamina de vidro ou acrilico ( como uma tampinha de aquario que é colocada sobre a cultura )
  • 100 gr de carvão ativado ( para formar o solo onde as equitreias vao viver )
  • Farinha lactea ( para alimentá-las, porém vc vai usar muito pouco, por isso vc pode usar o que sobrar dos microvermes ou roubar do filhinho da visinha..rsrs )
  • 01 Borrifador de água ( desses para borrifar flores, mas tem de ser novo ! )
  • Inóculo da cultura


Comece triturando um pouco o carvão ativado até ele ficar granulado adquirindo a consistência quase de terra. Borrife agua filtrada sobre o carvão ativado até ele ficar úmido, e é úmido e não enxarcado !!! então basta despejar o inóculo sobre o carvão e colocar a lâmina sobre ele. Seria bom colocar um pouco da farinha lactea, e pode ser seca, no centro da caixa ( use uma colher de sobremesa e coloque 1/3 da colher só !!!) assim elas se aliementam e se proliferam mais rapido.
Manutenção da cultura: Não requer grandes cuidados, apenas o cuidado com predadores ( formigas adoram equitreias ) e cuidado ao borrifar a cultura para não molhar d+ . A alimentação deve ser dada somente quando não houver residuos da ultima vez que vc colocou comida ( a farinha lactea - 1/3 da colher de sobremesa, lembra ??? ). Faça novas culturas sempre que possivel.
Ja vi relatos de alguns criadores que usam terra e até humus como substituto ao carvão ativado, mas eu não recomendo, pois o carvão ativado é livre de bacterias e outros patogenicos que eventualmente podem existir em outros tipos de "solos" ( eu so o carvão ativado da Boyu ).
Por causa do alto teor de gordura das equitreias recomenda-se oferece-las aos peixes apenas uma vez por semana.


Segundo estudiosos e aquaristas mais experientes deve-se oferecer alimentos vivos aos peixes pelo menos uma vez por semana.
Não esquecer que para manipular as culturas é recomendado o minimo de contato direto com a cultura, e sempre lavar as mãos antes do manuseio e após o manuseio de cada cultura em separado, afim de evitar a contaminação das mesmas.Nunca usar sabonete ou sabão de qualquer tipo, lave as mãos somente com água corrente limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página