1 de set. de 2009

Experiência com bettas !!!

Nas férias resolvi iniciar uma criação de bettas, com muita paciência andei por campo grande em busca de um casal de bettas com boas características e apresentando uma excelente saúde. Depois de muito andar acabei comprando o macho em uma loja próxima ao supermercado intercontinental e duas fêmeas no mercadão de campo grande ( uma vermelha e outra amarela ). Ambos são lindos, principalmente o macho, muito agressivo e mostrando ser um ótimo reprodutor ( fazia bolhas e assanhava-se fácil ao ver a fêmea ).

Arrumado o casal parti para o "ritual" de preparação para o acasalamento. Comprei um aquaário de 5L , coloquei uma coluna de água de aprox. 10cm , coloquei uma porção de riccia, também coloquei uma muda de amazonense ( para que ele "ancorasse" o ninho de bolhas ), um "joelho" de 1/4 de PVC ( para servir de esconderijo caso o macho batesse muito nela ), e coloquei o macho nele, que pôs-se a fazer o ninho logo assim que adaptou-se ao novo lar, e as fêmeas coloquei em uma beteira encostada no aqua do macho para que eles se vissem, ambos ficaram horas assanhados se olhando "namorando" ( durante esse processo descobri da pior forma que duas fêmeas não podem ficar juntas durante este processo, pois a fêmea mais forte acabou matando a outra ). Deixei eles assim por uns 04 dias e quando ela apresentava listras brancas verticais no corpo e estava meio "inchadinha" ( sinais de que estava pronta para acasalar ) eu a pus no aqua junto com o macho. Na primeira vez eles se estranharam um pouco e tive de retirar a fêmea, esperei algumas horas e coloquei a fêmea de volta e ...PIMBA !!! literalmente , claro !! kkkkkkkkk.....


O ritual de acasalamento e o abraço nupcial dos bettas é realmente um espetáculo à parte. O macho "abraçou" a fêmea diversas vezes, e infelizmente não pude para acompanhar o quanto duraria todo aquele "fogo" , tive de sair para trabalhar. Ao chegar em casa corri para ver o final da "novela" e ele já havia afugentado a fêmea , que se escondia no joelho de PVC, enquanto o macho guardava o ninho de bolhas com entusiasmo. Retirei a fêmea e a coloquei de volta na beteira, ela após um dia ou dois apresentou sinais da "doença do algodão", tratei ela com labcon bacter ( havia lido que isto era possível acontecer, devido a baixa imunidade adquirida durante o periodo fértil ).

Hoje os pequenos alevinos já nadam no aqua, inclusive irei retirar o macho do aqua hoje à noite pois os alevinos já nadam na horizontal e podem acabar sendo devorados pelo macho. Sinto-me muito entusiasmado com a experiência, que não esperava o resultado que obtive pois há dezenas de alevinos saudáveis nadando no aqua !!! e espero que esta seja só mais uma de várias experiências acasalando casais de bettas.

2 comentários:

  1. Que ótimo, e hoje em dia.. Como eles estão ?
    Se puder me mandar um email fico feliz : juaikau@yahoo.com ! Eu quero acasalar os meus , mas tenho um pouco de receio;

    ResponderExcluir
  2. O casal dei para minha sogra e os alevinos eu usei como alimento vivo para meus discus..rsrsrsrsrs
    explico : minha intensão era de avaliar a reproducao dos bettas para começar uma criação de bettas dragon plakat, comoa experiência foi bem sucedida, e minha sogra gostou muito dos bettas, eu resolvi doar eles para ela, hoje somente o macho esta vivo !

    ResponderExcluir

CBAP

CBAP
CBAP 2012 -Resultados

IAPLC 2013

Últimas postagens :

Total de visualizações de página